segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Até a década de 1930 a cidade era formada basicamente pelas ruas do centro, que são a praça Cap. Francisco de Souza Meira, a Praça Armindo Azevedo, A rua Exupério Pinheiro Canguçu ,  Teodoro Sampaio e Marcolino Moura, Tibério Meira e algumas ruas no Bairro do São Felix na margem do Rio do Antônio.
Surge então a zona periférica do centro, formada pelas ruas Dr. Antônio Pinheiro Canguçu e a Praça Lauro Farane, onde começa a se desenvolver o comércio atacadista, os armazéns de empresas compradoras de mamona e algodão, a ferrovia constrói os seus galpões, terrenos abandonados são transformados em estacionamentos e pastos para os animais dos tropeiros. Surgem às construções de baixa renda, as pensões e pequenos hotéis onde as pessoas que vão embarcar nos trens de passageiros, ou negociar nas imediações da estação, se hospedam.
Com o advento da ferrovia e da mineração na década de 1940, a aparência da cidade começou a se transformar, porem a ampliação deste núcleo inicial foi pequena. Nas décadas de 1950 e 1960 é que a cidade iniciou o seu ciclo de crescimento. Até este momento a cidade não tinha traços de cidade industrial. Não possuía núcleos de pobreza extrema, formados de assalariados das fábricas nem de ex-escravos. Os trabalhadores do algodão, apesar de pobres, tinham moradia, alimentação e vestuário nas fazendas onde trabalhavam, mesmo que as condições estivessem longe do conforto.  
Com a ampliação da Magnesita, em 1960 e com a chegada de outras indústrias de mineração e suas empreiteiras é que ocorreu o grande crescimento da mancha urbana da cidade. Houve um grande aumento da população, com a chegada de pessoas de toda região em busca de uma oportunidade de emprego. Neste momento o núcleo se expande e surge a periferia, abrigando a pobreza à margem direita do Rio do Antônio, que ganha corpo nas décadas de 1980 e 1990, transformando Brumado em uma cidade industrial típica.
A cidade de Brumado tem um formato mais ou menos linear e teve o seu crescimento paralelo a ferrovia.
Existem, ainda, em Brumado propriedades de uso rural, apesar de estarem inseridas no perímetro urbano. Estas propriedades estão localizadas na parte Nordeste, Sudeste e Sul da cidade. Na sua quase totalidade as áreas propostas inicialmente para a expansão urbana são de uso rural.
Para uma melhor compreensão da evolução urbana de Brumado deve-se analisar a evolução da mancha urbana figura 04 juntamente com a planta atual da cidade. figura 05.
Essa evolução espacial de Brumado se confirma quando se analisa os dados do IBGE, referente ao crescimento populacional, densidade demográfica e taxa de urbanização, no período de 1940 a 2000, conforme tabela 01.
Tabela 01 - Crescimento populacional de Brumado – 1940/2000
Ano
População residente
Taxa de urban. %
D. Dem. (hab/km²)

Urbana
Rural
Total

Urbana
Rural
1940
2.733
23.542
26.275
10,4
10,08
89,6
1950
4.288
32.343
36.631
11,7
14,05
88,3
1960
3.465
22.212
25.677
13,5
9,85
86,5
1970
16.434
22.548
38.892
42,9
14,5
57,1
1980
25.728
21.029
46.757
55,02
17,9
44,98
1991
36.013
21.163
57.176
62,99
21,89
37,01
2000
40.710
20.960
61.670
66,08
28,45
33,92
Fonte: IBGE- Organização- Francisco Carlos Barbosa Leite
Conforme a tabela 01, o município possuía em 1940, uma população absoluta de 26.275 hab., com uma taxa de urbanização de 10,4%, aumentando gradativamente alcançando 11,7% em 1950, já mostrando nesse índice o impacto que a instalação da ferrovia trouxe para Brumado, já que muitos trabalhadores passam a residirem na cidade, onde foi instalado o DC 5 –  DISTRITO DE CONSTRUÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADA DE FERRO. Esse departamento comandava a construção e a manutenção das linhas, de Contendas a Monte Azuis em Minas Gerais. No entanto em 1960 a população absoluta de Brumado sofreu um decréscimo em conseqüência dos desmembramentos dos distritos de Malhada de Pedra e Aracatu, que conseguiram sua emancipação política. Porém, a sua taxa de urbanização cresceu de 11,7% em 1950, para 13,5% na década seguinte.
 Nesse período a população é predominantemente agrícola, visto que o índice da densidade demográfica rural de 1940 era de 89,6% de hab/km², em 1950, de 88,3% e em 1960 de 86,5%. Em 1970, o índice de densidade demográfica rural teve uma queda brusca em relação aos anos anteriores, chegando à de 57,10%. Este fato deve-se, tanto ao contexto industrial brasileiro, – que teve início a partir da década de 1930 com Vargas, até a implantação do Plano de Metas promovido pelo governo de Kubitschek na década de 1960, que intensificou a industrialização no Sudeste do país, favorecendo o crescente êxodo rural às metrópoles – mas apesar do processo de industrialização no Brasil ter sido concentrado na região Sudeste, esse fenômeno também chega em outras regiões do país.
A industrialização em Brumado inicia-se em 1939 com a chegada e/ou instalação da empresa Magnesita S/A e das suas empreiteiras, da Ferrovia Leste Brasileira e posteriormente das demais empresas mineradoras. Nesta década percebe-se ainda o crescimento da população absoluta brumadense e a conseqüente taxa de urbanização que também se intensifica neste período, passando de 42,9% em 1970 para o índice de 55,02% em 1980, é nesse período que surge os bairros mais populosos da cidade, até alcançar no ano de 2000 segundo os dados apresentados na tabela 01 com o índice de 66,08%.
O aumento da população absoluta, bem como, o aumento da taxa de urbanização acelerada, reflete nos índices de densidade demográfica urbana, pois  em 1940 o índice era de pouco mais de 10% e no ano de 2000, o mesmo apresenta 28,45%. Segundo dados do IBGE (2000), o município de Brumado possui 61.670 habitantes, sendo 40.710 na sede e 20.960 na zona rural, com uma densidade demográfica urbana de 28,45 hab/km². E a estimativa de 07/04/ 2002 foi de 62.616 habitantes.





Um comentário:

  1. Gostaria de saber quais fontes foram ultilizadas para adquirir essas informaões.
    Abraços!

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